" A História é êmula do tempo, repositório dos fatos, testemunha do passado, exemplo do presente, advertência do futuro." ( Miguel de Cervantes )

sexta-feira, 2 de setembro de 2016

O prisioneiro voluntário !

O homem que se deixou prender em Auschwitz só para saber o que se passava lá !

Esse é Witold Pilecki. Ele nasceu na Polônia em 1901 e parte da cavalaria. Durante a ocupação nazista na Segunda Guerra Mundial, ele fundou o Exército Secreto Polonês, um grupo de resistência. Mais tarde, ele foi VOLUNTÁRIO para ser capturado e enviado a Auschwitz para coletar informações sobre o campo, fugir e reportar aos Aliados.

Depois de quase dois anos e meio preso no campo, ele fugiu. Foi graças ao seu relatório que o mundo ficou sabendo, pela primeira vez e baseado em relatos confiáveis, sobre o que se passava em Auschwitz.

Em 1948, já terminada a guerra, ele foi executado por Stalin,( O Idolo do PCdoB ) acusado de estar trabalhando no interesse do “imperialismo estrangeiro”. Até 1989, quando a URSS começou a desmoronar, qualquer relato sobre seus atos de heroísmo eram censurados na Polônia.

Um comentário:

  1. E natural que a Polónia se sinta mal com os campos no se território mas, o que eles não dizem e que são um povo de camponeses ignorantes que foram responsáveis pelo massacre de Jedwabne em que ate crianças judias queimaram nos celeiros da povoação. Povo de falsos católicos que elegeram um governo de direita que até limita a liberdade de expressão. De certeza que já se esqueceram dos programas que infligidas ao povo judeu. Juntamente com a Hungria de Victor Orlando são outros que a cobardia europeia impede de comer da União.

    ResponderExcluir