" A História é êmula do tempo, repositório dos fatos, testemunha do passado, exemplo do presente, advertência do futuro." ( Miguel de Cervantes )

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

A inconfidência Mineira.

No ano de 1789, um grupo de poetas, profissionais liberais, mineradores, e, também, a elite intelectual e econômica da região (fazendeiros e grandes comerciantes), juntaram forças para se opor a Portugal. Os inconfidentes, como ficaram conhecidos, queriam a independência do Brasil e instaurar a República. Pretendiam incentivar as manufaturas, proibidas desde 1785, e fundar uma universidade em Vila Rica, atual Ouro Preto.
Entre os conspiradores estavam Inácio José de Alvarenga Peixoto, ex-ouvidor de São João del Rey; Cláudio Manoel da Costa, poeta e jurista; tenente-coronel Francisco Freire de Andrada; Tomás Antônio Gonzaga, português, poeta, jurista e ouvidor de Vila Rica; José Álvares Maciel, estudante de Química em Coimbra que, junto com Joaquim José Maia, procura o apoio do presidente americano Thomas Jefferson; Francisco Antônio de Oliveira, José Lopes de Oliveira, Domingos Vidal Barbosa, Salvador Amaral Gurgel, o cônego Luís Vieira da Silva; os padres Manoel Rodrigues da Costa, José de Oliveira Rolim e Carlos Toledo; e o alferes Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes.
O momento escolhido para a eclosão da revolta foi a cobrança da derrama, imposto adotado por Portugal no período de declínio da mineração do ouro. A derrama tinha como objetivo assegurar um teto mínimo de 100 arrobas anuais na arrecadação do quinto¹. Se o teto não fosse atingido, os mineradores ficariam em dívida com o fisco. Na época, essa dívida coletiva chegou a 500 arrobas de ouro, ou 7.500 quilos. Com esta dívida ocorrendo no momento em que a cobrança da derrama estava em vigor, a população das minas era obrigada a entregar seus bens para integrar o valor da dívida.
O movimento foi denunciado pelos portugueses Joaquim Silvério dos Reis, Brito Malheiros e Correia Pamplona, em 5 de março de 1789. Devedores de grandes somas ao tesouro real, eles entregaram os parceiros em troca do perdão de suas dívidas. Em 10 de maio de 1789, Tiradentes é preso. Instaura-se a devassa – processo para estabelecer a culpa dos conspiradores –, que dura três anos. Em 18 de abril de 1792, são lavradas as sentenças: 11 são condenados à forca, os demais à prisão perpétua em exílio na África e ao açoite em praça pública. As sentenças dos sacerdotes envolvidos na conspiração permanecem secretas. Cláudio Manoel da Costa morre em sua cela. Tiradentes tem execução pública: enforcado no Rio de Janeiro em 21 de abril de 1792, seu corpo é levado para Vila Rica, onde é esquartejado e os pedaços expostos em vias públicas. Os demais conspiradores são deportados.
¹ O quinto era a retenção de 20% do ouro em pó ou folhetas que eram direcionadas diretamente a Coroa Portuguesa.
Curiosidade sobre a pintura (imagem): Tiradentes ficou preso no prédio da Cadeia Velha, na cidade do Rio de Janeiro. A cena retratada ocorreu na manhã do dia 21 de abril de 1792, quando Tiradentes apresenta-se ao carrasco para ser levado ao patíbulo onde será executado. O carrasco segura a alva, camisolão branco usado pelos condenados à morte. Veem-se, também, as figuras de dois religiosos, de oficiais e de soldados no recinto térreo da Cadeia Velha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário